Processador transforma óleo de cozinha usado em biodiesel

 em Recicle seu óleo

Aparelho oferece solução sustentável para lidar com esse tipo de resíduo

Muita gente não sabe, mas a pior forma de descartar o óleo de cozinha é jogando-o na pia. Além de poder entupir o encanamento, cerca de 50 miligramas de óleo pode poluir mais de 25 mil litros de água.

A melhor opção, nesse caso, é a reciclagem. O mais comum nos dias de hoje é a sua reutilização na fabricação de sabão. Mas a tecnologia agora nos oferece novas possibilidades. Uma delas é o BioBot 20, um processador de diesel caseiro que, através de uma reação química, transforma óleo de cozinha em biodiesel no ambiente doméstico.

A máquina funciona de uma forma relativamente simples, através de um processo conhecido como transesterificação. O óleo é aquecido e agitado através de uma manivela. Em seguida, basta adicionar soda cáustica e metanol puro para que a transformação aconteça. A reação demora entre 12 e 24 horas para se completar.

Apesar de ser uma boa alternativa para nosso descarte de óleo de cozinha, esse tipo de produto ainda não está disponível no mercado brasileiro. Mas isso não é desculpa para não descartar o óleo vegetal de maneira correta.

 

Confira o processo completo de produção do biodiesel caseiro abaixo (em inglês):

Postagens Recentes
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar