Esponja que atrai óleo e repele água pode ser solução para evitar contaminação em caso de vazamentos

 em Recicle seu óleo

Nova tecnologia pode ter grande serventia para evitar desastres ambientais, causados por vazamentos

 
A maioria dos desastres ambientais ocorre devido à atividade humana. Derramamento de óleo na superfície dos oceanos é um deles. Esse tipo de incidente destrói ecossistemas marinhos provocando um desequilíbrio ambiental. Por essa razão, pesquisadores da Universidade Rice e Penn, nos Estados Unidos, desenvolveram um material esponjoso que tem uma capacidade impressionante para absorver o óleo derramado na água.

O material, intitulado “nanosponges de carbono” é um nanotubo de carbono produzido pela adição de uma pitada de boro, o que torna o material uma esponja ultra resistente. Ele também é constituído com mais de 99% de ar, conduz eletricidade e pode ser facilmente manipulado com ímãs.

O estudante Daniel Hashim, um dos autores da pesquisa, explicou ao portal da Universidade Rice que os blocos possuem uma combinação perfeita. Eles são hidrofóbicos, ou seja, odeiam água, o que fazem eles flutuarem muito bem, além de oleófilos, eles adoram o óleo. Em termos mais simples, eles são atraídos pelo petróleo e repelem a água.

Os nanosponges são altamente duráveis, podem ser usados várias vezes e armazenam o óleo para posterior recuperação. Eles também são capazes de absorver mais de cem vezes o seu peso em óleo.

Segundo os pesquisadores, o objetivo do estudo é encontrar uma maneira de fazer redes tridimensionais destes nanotubos de carbono, que seriam grandes e grossos o suficiente para serem usados na limpeza de vazamentos de petróleo e para realizar outras tarefas. Eles têm grandes esperanças das aplicações ambientais do material.

Limpeza dos oceanos é apenas o começo do quão útil estes novos materiais de nanotubos podem ser. Por exemplo, os especialistas afirmam que eles poderiam ser usados para fazer baterias mais eficientes e mais leves, como também suportes para regeneração de tecido ósseo. Eles ainda sugerem que os nanosponges podem funcionar como membranas de filtração.

Assista ao vídeo em inglês da divulgação dos nanosponges abaixo:

Postagens Recentes
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar