Dia Mundial da Água: Importância e Uso Consciente

 em Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água, celebrado hoje, 22 de março, e intitulado pela ONU em 1992, é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

Setores como agropecuária e indústria estão entre as atividades que mais consomem água. Cerca de 70% desse consumo é destinado somente a agropecuária e estima-se que 60% da água utilizada seja desperdiçada. Em contrapartida, já há medidas alternativas propostas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para evitar o desperdício de água neste setor.

Recentemente, a ONU apresentou o Relatório Mundial sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019, que aborda dados preocupantes: pelo menos 2,1 bilhões da população mundial carece de água limpa para o consumo e outros 4,5 bilhões sofrem com a falta de saneamento.

Estima-se ainda que apenas 0,77% da água esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Porém, vale destacar que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso.

A poluição é outro fator que vem crescendo gradativamente ao longo dos anos. Lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle são a base principal da deterioração de rios, lagos e oceanos. Como consequência, a gradativa perda dos recursos hídricos para o consumo.

Segundo a ONU, se não houver um esforço na conscientização e preservação da água até 2030, cerca da metade da população mundial sofrerá com a falta dela.

Uso consciente da água é possível, sim!

Com dados tão alarmantes, é imprescindível adotar medidas que possam garantir a economia de água e consumo consciente. Veja as principais dicas: 

  • Não jogue óleo de fritura na pia: um litro de óleo pode contaminar até 400 mil litros de água e é extremamente nocivo ao meio ambiente;
  • Diminua o tempo debaixo do chuveiro: uma ducha rápida em vez de um banho pode economizar até 150 litros;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba: com essa atitude pode economizar até 10 litros de água por cada uso;
  • Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira: a mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água;
  • Reaproveite a água do segundo enxágue das máquinas de lavar roupa e louça: utilize para regar as plantas, ou lavar quintais.

Para além dessas atitudes, que parecem simples, porém são esquecidas no dia-a-dia, é importante lembrar que o Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir e usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.

Postagens Recentes
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar