Dicas para reaproveitar o óleo de cozinha usado

 em Recicle seu óleo

Você provavelmente sabe ou já ouviu falar sobre o mal que o óleo de cozinha faz ao meio ambiente, certo? O descarte incorreto entope as tubulações, polui a água e o solo e prejudica o nosso planeta.

Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, reciclar se torna cada vez mais comum. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabãodetergenteglicerinaração para animais e até biodiesel.

Aqui separamos duas opções que você pode fazer em casa: vela aromatizada e sabão de cozinha.

 

Vela aromatizada

As velas podem funcionar como um objeto de decoração e ser úteis para aromatizar o ambiente.

Você vai precisar de:

● Um recipiente ou jarra
● Óleo de cozinha usado
● Arame
● Pavio
● 2 gotas do óleo essencial de sua preferência

Para esta receita, você precisará filtrar o óleo de cozinha usando um pano, para ficar com o óleo puro e sem resíduos. Faça uma base enrolando o arame no centro do recipiente, para que ele possa segurar o pavio.

Com o arame no centro e o pavio posicionado no alto dele, despeje o óleo de cozinha usado, com cuidado para não encher tudo, pois o final do pavio deve ficar sobre o óleo. A vela já está pronta. Agora é só adicionar as gotas do óleo essencial que você mais goste para obter um aroma mais agradável.

Sabão de cozinha

É bem provável que já tenham te contado alguma história sobre a possibilidade de fazer sabão caseiro com óleo de cozinha usado, mas você já tentou realizar a experiência?

A equipe do Portal eCycle pesquisou e testou algumas receitas de sabão caseiro, tomando todo o cuidado para chegar em uma fórmula final que contivesse somente as quantidades estritamente necessárias de cada componente (evitando o excesso de soda cáustica, por exemplo). Assim, seria possível atingir um produto final com boa qualidade e com o pH mais próximo possível da neutralidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que o pH máximo dos sabões deve ser até 11,5, mas muitas das receitas estudadas apresentaram pH bem superior a esse.

Nesta receita, você aprenderá a fazer sabão com pH baixo e sem agredir ao meio ambiente.

E aí, gostou das dicas? Que tal experimentar em casa essas receitas eco sustentáveis?!

Postagens Recentes
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar