Você sabia que a cor azul é rara na natureza?

 em Sem categoria

Reflita um pouquinho, quantos elementos da nossa fauna ou da flora você lembra que são azuis, além do céu e do oceano? Poucos, não é mesmo? A cor azul na natureza é rara, entre animais, plantas e minérios. Segundo o estudioso Kai Kupferscmidt, para uma flor parecer azul aos nossos olhos é necessário que ela produza uma molécula capaz de absorver uma quantidade pequena de energia. Assim, ela pode absorver a parte vermelha do espectro luminoso. A produção dessas moléculas é um processo complexo e difícil para as plantas. Isso justifica que apenas 10% das espécies consigam ser azuis. Temos mais de 300 mil espécies de plantas com flores no mundo.

Com os minérios o processo é diferente, sua estrutura entra em contato com íons e aí é determinado qual espectro da luz será absorvido e qual será refletido.

Já os animais de coloração azul têm sua explicação na física e não em elementos químicos. Um exemplo é o das borboletas do gênero Morpho (com asas azuis). Elas possuem nanoestruturas intrincadas em camadas das asas. Desta forma manipulam as camadas de luz para que certas cores sejam rejeitadas e apenas o azul seja refletido. Em outros animais como os papagaios-azuis, o polvo-de-anéis-azuis e as araras-azuis o efeito é semelhante. A luz é dispersada aparecendo o azul.

Agora que você conhece um pouquinho mais sobre as maravilhas da natureza, ajude a preservar o meio ambiente.

Postagens Recentes
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar