Primeiras operações logísticas e agrícolas com uso de Biodiesel 100% mostram o potencial dos combustíveis verdes no Brasil

 em Notícias e blog

A AMAGGI, a quarta maior empresa do agronegócio do Brasil, está realizando testes de biocombustível em suas operações fluviais, caminhões e frotas de máquinas agrícolas.

Há mais de quatro décadas, a AMAGGI avança de forma sustentável em cada etapa da cadeia produtiva do agronegócio, identificando oportunidades e incorporando desafios que promovem não somente o crescimento da empresa, mas também o desenvolvimento de todo o mercado de alimentação local e global.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou que a AMAGGI realizasse esses testes utilizando o biodiesel B100 em sua frota fluvial, em fase experimental. A gigante do agro foi a primeira empresa do país a ter autorização para o uso do biocombustível em uma embarcação.

O que é o B100 e como a AMAGGI planeja usá-lo?

O biodiesel B100 tem se mostrado uma das soluções mais viáveis e eficientes para a descarbonização do transporte rodoviário no Brasil. Embora ainda não esteja disponível comercialmente, os laudos apontam que o B100 emite até 95% menos gases poluentes, além de manter o torque, desempenho e funcionamento iguais ao do diesel.

A AMAGGI é uma empresa comprometida com a descarbonização em suas operações. Desde 2022, a AMAGGI planeja adotar o B100, um combustível alternativo ao diesel. Os testes começaram no maquinário em uma das fazendas da multinacional.

O B100 utilizado é produzido pela própria empresa, na cidade de Lucas do Rio Verde/MT. Os testes para uso do biodiesel em 100% dos equipamentos operacionais começaram há dois anos nos maquinários da Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino, e atestaram eficácia e segurança em sua utilização.

Com excelentes resultados, entre os dias 11 e 23 de maio, a empresa expandiu os testes para o uso fluvial com uma embarcação. Em um percurso de ida e volta de 225 horas, entre os trechos de Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM), o empurrador “Arlindo Cavalca” transportou 25 barcaças graneleiras, com consumo aproximado de 120 mil litros de biodiesel produzido pela própria AMAGGI. O resultado do teste foi positivo, superando inclusive as expectativas da empresa.

Postagens Recentes
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar