Com 1l de óleo é possível fazer 800ml de biodiesel

 em Recicle seu óleo

img_noticia_biodiesel_600x440pxO óleo está presente na grande maioria dos lares brasileiros, oficinas, postos de gasolina, etc. O óleo pode ser vegetal ou animal (para uso culinário) ou lubrificante (usado em oficinas, postos de gasolina, etc.), porém seu final geralmente é o mesmo: o ralo da pia, o cesto de lixo, o buraco no quintal, etc.

 

Os óleos vegetais, embora muitos desconheçam, são grandes causadores de danos ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta. Os óleos e gorduras são, por definição, substâncias que não se misturam com a água (insolúveis) e podem ser de origem animal ou vegetal. O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. O óleo também interfere na passagem de luz na água, impedindo a transferência do oxigênio retardando o crescimento vegetal e a vida neste sistema. Quando lançado na terra, o óleo impermeabiliza o solo, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes.

 

Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10.000 litros de água. A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento de água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.

 

Se isto não for o suficiente para convencê-lo do mal que se faz ao descartar o óleo indevidamente, saiba que ele também provoca o entupimento da rede de esgotos e do encanamento de sua casa, o que pode lhe trazer prejuízos no bolso!

 

O óleo usado pode ser utilizado na produção de sabão em pedra, detergente, massa de vidro, biodiesel e até mesmo componentes para fertilizantes. É cerca de 80% o aproveitamento do óleo usado na conversão para biodiesel, ou seja, 1 litro de óleo pode resultar em, aproximadamente, 800 ml de biodiesel. O processo também gera o glicerol, uma substância empregada nas indústrias e com usos farmacêuticos, alimentícios, perfumaria, plástico e muitos outros.

 

A primeira medida a ser tomada é armazenar as sobras da fritura em vez de jogá-la diretamente no ralo ou na lixeira. Este armazenamento pode ser feito em uma garrafa pet com tampa, por exemplo. O passo seguinte é encaminha-lo para uma destinação adequada, seja para fazer biodiesel, seja para sabão ou outros. O Departamento Municipal do Meio Ambiente e o Lar São Vicente de Paulo recebem doações de óleo para quem não o reutiliza.

 

Ao fazer uma simples troca de óleo lubrificante no veículo em um estabelecimento qualquer, o consumidor quase nunca imagina que a iniciativa pode significar um ato que pode gerar graves consequências para o meio ambiente. Caso o estabelecimento escolhido para o serviço não faça parte do sistema nacional de recolhimento de óleo usado e contaminado, seu descarte incorreto pode resultar em contaminação química e os danos podem ser irreversíveis. Os Óleos Lubrificantes Usados são considerados resíduos tóxicos persistentes e perigosos não só para o meio ambiente, como também para a saúde humana. Atualmente este material é reciclado por empresas especializadas sendo que oficinas, postos e outros locais podem vender o óleo usado a ótimos preços, deixando de poluir o meio ambiente e melhorando a sua renda.

 

PENSE BEM! Não deixe de colaborar com o Meio Ambiente, pois além de estar preservando o lugar onde vivemos, você pode usufruir de diversos benefícios econômicos e sociais!

Postagens Recomendadas
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar