Pavegen: o piso que transforma o impacto do passo em energia elétrica

 em Recicle seu óleo

O empresário Laurence Kemball-Cook e seu Pavegen prometem fazer com que uma simples caminhada gere energia limpa

Já pensou em converter todos os passos que você dá diariamente em energia elétrica? Laurence Kemball-Cook sim. Fundador e CEO da Pavegen, Laurence criou um piso feito para transformar a energia mecânica dos passos em energia elétrica. Cada placa pode captar sete watts por pisada e a energia gerada pode ser usada para diversos fins.

A ideia já foi testada em 2012, quando a estação de metrô West Tube, em Londres, recebeu uma instalação da Pavegen para as Olimpíadas – a energia gerada foi usada para iluminar 12 painéis de LED. Em 2014, o piso também foi instalado no campo de futebol Morro da Mineira, no Rio de Janeiro.

A invenção de Laurence Kemball vem chamando a atenção de grandes empresas, como a controversa Shell, e até de celebridades, como Al Gore e Akon. Mas nem sempre foi assim, o CEO começou a desenvolver esse projeto quando ainda estudava design da Universidade Loughborough. Quando mostrou o protótipo para empresários e órgãos governamentais, todos disseram “isso nunca vai funcionar, não podemos te ajudar.”

 

Em 2016, Pavegen lançou a sua nova versão, V3, que promete ser 200 vezes mais eficiente que o primeiro protótipo. Agora, Kemball acredita estar finalmente alcançando o baixo custo e eficiência necessários para produzir o Pavegen em escalas maiores.

Outra ideia do empresário é de que se esse tipo de piso existisse em todos os lugares e fosse conectado ao celulares, poderia ser criado um controle da quantidade de energia que cada pessoa gera – e quem sabe houvesse algum tipo de recompensa por isso! Essa noção de que todo mundo pode fazer a sua parte para um mundo mais sustentável é exatamente onde a empresa quer chegar.

De qualquer forma, uma realidade em que o Pavegen esteja em nosso cotidiano ainda é distante, o que não torna a tecnologia menos interessante. Saber que existe a possibilidade de tornar a jornada para um mundo mais sustentável tão simples e tangível é o que está fazendo com que essa ideia cresça e ganhe visibilidade. A mudança pode estar debaixo dos nossos pés.

Confira o vídeo do evento que a empresa fez com a Shell no estádio olímpico de Londres:

Postagens Recentes
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar