Hotel em Amsterdã terá sistema de resfriamento de ar que não utiliza energia elétrica

 em Recicle seu óleo

Por meio de diversos mecanismos arquitetônicos, Breeze dispensará aparelhos de ar condicionado comuns

Um aparelho condicionador de ar que não use energia elétrica é o sonho de muita gente. A boa notícia é que um desses está em desenvolvimento e deve ser inaugurado em 2017, em um hotel em Amsterdã. O problema é que ele é bem grande! Isso porque a ideia é fazer do próprio prédio um grande ar-condicionado que forneça refrigeração para todos os quartos e que, reiterando, não utilize nada de eletricidade.

A ideia inicial é de Ben Bronsema, PhD em design que, durante toda sua carreira, fazia a projeção de grandes aparelhos de ar condicionado em diferentes edifícios. Contudo, com 80 anos, Bronsema mudou radicalmente suas projeções e teve a ideia do sistema “Earth, Wind & Fire” (“Terra, Vento & Fogo”, em tradução livre), que consiste em forjar o efeito dos mesmos aparelhos, mas sem energia e aproveitando características arquitetônicas de um edifício.

Uma companhia de Amsterdã, a Dutch Green Company, planeja usar o conceito de Bronsema em um novo hotel, batizado de Breeze (Brisa, em tradução livre) que será inaugurado em 2017. Se o projeto for adiante, ele pode se tornar um dos edifícios mais eficientes em termos de energia do mundo.

O projeto

O sistema funciona de maneira semelhante ao de uma cascata: na parte de cima, turbinas eólicas empurram o ar para dutos, que passam por dentro do prédio. Assim que isso acontece, o ar entra em contato e se espalha em correntes de água. Na parte imediatamente abaixo do teto (que é onde estão os quartos do edifício), o ar refrigerado pela água é distribuído aos quartos, enquanto uma espécie de “chaminé solar”, que é aquecida pelos raios de sol, regula a entrada e a saída de ar quente do prédio.

O resultado disso é uma eterna repetição de ar fresco atravessando o edifício (confira o vídeo para entender melhor). E o sistema também proporciona aquecimento, quando necessário. O calor do ar de escape é armazenado abaixo do solo para reaproveitamento no inverno. Ao mesmo tempo, o teto gera energia por meio das turbinas eólicas e dos painéis solares.

Segundo Bronsema, o custo total para produção do Breeze gira em torno de U$ 15 milhões; a ideia é que o edifício tenha aproximadamente 158 quartos. O preço da estadia para os hóspedes será de cerca de 125 euros. 

Postagens Recentes
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar