8 passos para tornar sua empresa sustentável

 em Empresa Sustentável

Indo muito além dos lucros gerados para donos e acionistas, as empresas possuem um papel extremamente importante na sociedade: elas geram empregos e movimentam a economia, entregando produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas e geram inovação. Possuem, portanto, uma grande responsabilidade social.

Dentro desse contexto, muito se tem falado sobre a sustentabilidade no mundo corporativo. Afinal, somente com a adoção de atitudes e estratégias sustentáveis é que se consegue garantir a manutenção das empresas a longo prazo e, em um sentido mais amplo, do próprio trabalho e da vida no planeta.

Apesar desse ser um conceito bastante complexo, tornar sua empresa sustentável é muito menos complicado do que a princípio pode parecer. Pode acreditar: ações simples nesse sentido são capazes de transformar radicalmente a rotina do negócio, bem como sua relação com os clientes.

8 dicas para sua empresa adotar já!

1. Nada de copos descartáveis

Empresas sustentáveis incentivam seus colaboradores e eliminarem o uso de copos ou qualquer tipo de material descartável, pois, quanto mais eles são utilizados, mais lixo eles geram. Sendo assim, cabe a você enquanto empreendedor, suspender a compra destes, e fazer campanhas que incentivem o seu grupo a usar canecas ou copos laváveis e, se tiver de fazê-lo que seja a compra de uma quantidade mínima, que não gere tanto lixo de maneira desordenada.

2. Economize papel, água e energia

Fazer campanhas de economia de papel, água e energia no ambiente de trabalho é fundamental para que seus colaboradores adotem esta prática no dia a dia e ajudem a adotar práticas sustentáveis na empresa. Lembre-os de sempre pensarem duas vezes antes de fazerem uma impressão, de fecharem a torneira quando não estiverem usando a água e de desligarem as luzes e os equipamentos todos os dias ao final do expediente.
 
Isso vai fazer não só com que o meio ambiente ganhe, mas também você vai economizar na conta de energia e na compra de suprimentos de papel no final de cada mês.

3. Invista na reciclagem

Se não vai mais utilizar, encontre uma maneira de reciclar os materiais que antes seriam descartados. Os papéis que foram utilizados para impressão e não servem mais, podem virar folhas de rascunho ou pequenos blocos de anotação. Além disso, você pode espalhar pela empresa lixeiras, para facilitar a separação do lixo orgânico do lixo reciclável, por exemplo.

4. Utilize equipamentos econômicos

Ar condicionado, geladeira, impressora, computadores, entre outros equipamentos, podem ajudá-lo a economizar energia e suprimentos e também a tornar a sua empresa ainda mais sustentável. Neste sentido, opte por aparelhos mais novos e que estejam dentro dos padrões de classificação de consumo sustentável de energia.

5. Incentive o uso de transportes alternativos

Nem sempre é vantajoso sair de casa e ir trabalhar utilizando o carro próprio, por isso, incentive seus colaboradores a utilizarem o transporte coletivo ou a irem trabalhar de bicicleta, caso seja possível.
 
Outra forma altamente eficiente é estimular as caronas solidárias, em que um colaborador dá carona a outro ou outros que morem perto dele, fazendo com que mais carros permaneçam nas garagens e não poluam o meio ambiente.

6. Invista em treinamentos sobre sustentabilidade

Promova treinamentos sobre sustentabilidade para todas as suas equipes de trabalho, mostrando a elas a importância de adotar práticas sustentáveis, não só no ambiente empresarial, mas também em casa e nas ruas das cidades onde cada um reside.

7. Crie projetos de preservação do meio ambiente

Crie, dentro de sua empresa, com a ajuda de seus colaboradores, projetos de preservação do meio ambiente. Esta é uma maneira eficiente de ser ainda mais sustentável e de agregar valor diante de seus clientes e stakeholders.

8. Respeite as leis ambientais

Muitos países, hoje em dia, têm leis ambientais que precisam ser cumpridas, não só por empresas, mas também pela sociedade como um todo. Neste sentido, é primordial que você conheça a fundo a lei, como ela funciona, bem como quais são suas obrigações enquanto empresário e empreendedor, para não ferir qualquer uma de suas normas.

Ajudar o planeta e criar uma corrente de sustentabilidade dentro da comunidade é dever de todos, pois são as atitudes conscientes que mudam o mundo.

O grande questionamento é: o que a sua empresa pode fazer pelo meio ambiente?!

Postagens Recomendadas
Entre em contato

Preencha o formulário rápido que em breve entraremos em contato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar