Destinação inadequada de lixo cresce 16% em uma década.
A destinação incorreta do lixo é um problema que assombra cidades de todos os tamanhos ao redor do mundo.
Aterros, os famosos lixões, ruas, terrenos baldios, rios, córregos e até mares em cidade litorâneas, sofrem com a enorme quantidade de lixo produzido e descartado sem qualquer cuidado ou critério.
No Brasil, em 2010, 43,2% do total de resíduos eram descartados de forma incorreta. Em 2019, esse percentual subiu para 59,5%. Os dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, lançado pela Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
De acordo com a entidade, a destinação inadequada dos resíduos para lixões ou aterros controlados, e não para os aterros sanitários, prejudica diretamente a saúde de 77,65 milhões de brasileiros atualmente, além de altos gastos ambientais e para o sistema de saúde de cerca, que giram e torno de US$ 1 bilhão por ano.
Ao contrário do que muita gente pensa, a culpa não é apenas das grandes indústrias. É de todos nós. Pequenos gestos como deixar de usar copos e sacolas plásticas, separar o lixo adequadamente ou descartar óleo de cozinha corretamente, podem ajudar muito nosso planeta.
Seja você o coadjuvante na proteção e cuidado do Meio Ambiente.
Se você conhece alguém ou possui um estabelecimento que gera resíduos como óleo de cozinha, entre em contato conosco!
Abraços,
Equipe Biotech Reciclagem