Curiosidade – Poluição do Ar!
A poluição do ar, dentre todos os tipos possíveis, é uma das mais agressivas. Isso porque ela não respeita fronteiras, ou seja, não fica concentrada apenas na região próxima onde foi emitida. Ela viaja pelo ar e causa danos em escala global.
Segundo a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), o nível tolerável de poluentes no ar é de 20 microgramas por metro cúbico, porém, em uma grande metrópole como São Paulo, a média é de 38 microgramas por metro cúbico.
As principais causas de poluição do ar são os vulcões, desmatamentos, queimadas e o excesso de liberação de ácido nítrico, dióxido e monóxido de carbono, dióxido de enxofre e nitrogênio. Além do conhecido efeito estufa, ela causa as chuvas ácidas, que prejudicam o solo e, consequentemente, o cultivo da agronomia.
Para a nossa saúde, a poluição do ar pode causar câncer, problemas respiratórios e nos olhos e doenças de pele.
Por isso, o efeito estufa é uma das maiores preocupações dos órgãos que cuidam do meio ambiente.
Mas como a gente pode ajudar? Bom, pequenas atitudes como deixar o carro na garagem, pelo menos uma vez por semana ou escolher consumir produtos e serviços de empresas que se preocupam com a emissão de gases na atmosfera é uma excelente maneira para começar.